Refresque-se!

19/11/14 | Compartilhar:

 

 

suco-de-melancia

Em uma estação de altas temperaturas como a que vem sendo registrada é difícil encontrar o equilíbrio entre um cardápio que seja nutritivo e leve. E as saladas de folhas não são a única opção refrescante neste calorão.

Grãos funcionais, como o amaranto e a quinoa, podem ser utilizados como substitutos em receitas tradicionais, como o tabule. O grão pode entrar no lugar do trigo, o sabor é o mesmo, continua um prato refrescante, e a quinoa é ainda mais nutritiva.

Deve-se tomar um cuidado com os pratos gordurosos. Parte do mal-estar sentido após um almoço pesado pode ser creditado à gordura. As gorduras são substâncias que têm digestão lenta. Na prática, o corpo fica trabalhando por mais tempo para quebrar as moléculas. Esse trabalho extra gera calor e é por isso que é praticamente impensável comer uma feijoada no calor.

Uma dica para uma boa nutrição é distribuir a comida em pequenas porções durante todo o dia. Se possível com uma boa quantidade de fibras, encontradas em alimentos integrais. As fibras dão mais saciedade. Assim, é mais fácil comer bem, ficar alimentado e sem fome.

Já nos dias de calor, os líquidos podem ajudar a regular a pressão arterial. Com as altas temperaturas, os vasos sanguíneos tendem a se dilatar. A perda de líquidos por meio do suor acaba fazendo com que o volume de sangue no corpo diminua. Com veias dilatadas e menos sangue, a pressão vai lá para baixo e nos deixa sonolento, baqueado em dias mais quentes. Em vez de comer mais sal para aumentar a pressão, é só tomar bastante água.

Outra forma de contribuir para que seu corpo permaneça hidratado é investir em frutas e legumes que contêm água na composição. Quando crus oferecem grande quantidade de água. Além disso, possuem fibras, que somadas à água, tornam-se uma excelente combinação para auxiliar na queima de gordura, aceleração do intestino e manutenção de um metabolismo saudável. Selecionamos 10 alimentos que não podem faltar no cardápio em dias quentes e uma receita para hidratar o organismo em dias mais quentes.

Melancia: precisamente 92% é água. Além de água, a melancia também possui vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A.

Morango: podem acompanhar desde a salada até o bolo no café da tarde. Fruta rica em fósforo, potássio e magnésio.

Pêssego: um pêssego médio tem 89% de água e é importante para a prevenção de problemas relacionados à visão e a pele, por conter quantidades significantes de vitamina A.

Framboesa: ricas em antioxidantes, as framboesas também são excelentes quando o assunto é hidratação. Uma porção com 100g da fruta tem 87% de água.

Abacaxi: 87% de água em 100g, o abacaxi é composto por vitamina C, ácido málico e bromelina.

Pepino: a cada 100g e é composto 96% de água. Para aproveitar melhor esse benefício o ideal é consumi-lo cru, na salada ou sozinho.

Abobrinha: também é rica em vitamina B3, que auxilia na manutenção dos níveis de colesterol.

Tomate: contém 94% de água e além disso, o alimento oferece nutrientes como potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C – que fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças.

Cenoura: muito conhecida por seu alto teor de vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B e magnésio.

Folhas: das folhas, a que mais hidrata é o alface. Uma xícara de alface tem 96% de água e 10 calorias. Já uma xícara de espinafre tem 92% de água e 40 calorias, além de ser riquíssima em cálcio, potássio e vitamina A. O repolho, além de ter 93% de água e 15 calorias em uma xícara, também é rico em potássio.

 

Receita: Suco refrescante de melancia

Ingredientes:

1 fatia média de melancia

1 rodela média de abacaxi maduro

5 folhas frescas de hortelã

4 cubos de gelo

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador. Coe e sirva na hora.É uma receita de baixa caloria e não precisa acrescentar açúcar. O doce das frutas já adoça o suficiente.

 

Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.

 

NatuSou
dm card
Olá!

Reforçando nosso comprometimento com a transmissão
de nossas ações de forma transparente, comunicamos
nossa parceria com a empresa DMCARD Cartões de
Crédito Ltda, que passa a assumir a operação dos
Cartões de Crédito Hortifruti, que em breve receberá
um novo nome: Cartão NatuSou.

Para as atividades de administração e processamento
desse sistema, a DM CARD precisará ter acesso a alguns
dados que estão vinculados a titularidade do seu cartão:
seu nome, CPF, RG, CNH, endereço, telefone, e-mail, limite
de crédito praticado e status de sua conta. Sabemos que
o cuidado com seus dados, mais do que nosso dever em
cumprimento à legislação de proteção de dados (Lei
13.709/2018 - LGPD), é também uma maneira de respeitar
a sua privacidade.

Ressaltamos que seus compromissos com os pagamentos
da fatura do Cartão de Crédito continuam, assim como as
consequências pelo não pagamento da mesma.

Entendemos que podem surgir dúvidas e, nesse caso, fique
à vontade para nos contatar pelo e-mail
ajuda@dmcard.com.br. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a).

Um abraço,
Grupo Hortifruti Natural da Terra

Selo saudável todo dia