Movimente-se durante a gestação

14/03/13 | Compartilhar:

 

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Praticar atividade física é importante em qualquer fase da vida e principalmente durante a gestação. Movimentar-se nesse período traz vários benefícios à mulher, melhorando o seu bem-estar, dando mais energia e disposição, auxiliando na circulação sanguínea e também influenciando na hora do trabalho de parto. Ótimos motivos não faltam para a gestante de movimentar, porém toda a atividade física deve ser monitorada e avaliada por um profissional de saúde para evitar qualquer dano, nessa fase importante de grandes modificações.

Recomenda-se atividades leves, como caminhadas ao ar livre, exercícios na água como a natação, pois o corpo flutua na água e auxilia na diminuição do inchaço. Os exercícios de força como musculação devem ter recomendação médica.

Outro ponto importante é que a prática regular de atividade física durante a gestação parece atuar no controle do ganho de peso nesse período e no pós-parto, especialmente quando o suprimento de nutrientes está adequado (ACOG, 1994).

É recomendado às gestantes a prática de atividade física três vezes na semana, garantindo os seus benéficos à saúde.

Segundo o American College of Obstetricians and Gynecologists:

– as mulheres devem evitar fazer exercícios deitadas de costas após o primeiro trimestre. Essa posição está associada ao decréscimo do débito cardíaco na maioria das mulheres gestantes.

– a atividade vigorosa deve ser evitada, prevenindo um decréscimo do fluxo sanguíneo para o útero. Períodos prolongados de permanência em pé, sem movimento, devem ser evitados.

– as mulheres devem ter consciência da redução do oxigênio disponível para o exercício aeróbio durante a gestação. Devem ser encorajadas a modificar a intensidade do exercício, de acordo com os sintomas maternos. Quando fatigadas, as gestantes devem parar, e não chegar até a exaustão. Exercícios com pesos podem, em algumas circunstâncias, ser continuados em intensidades semelhantes àquelas anteriores à gestação. Exercícios sem pesos, tais como natação e ciclismo, minimizarão os riscos de lesões e facilitarão a continuidade do exercício durante a gestação.

– mudanças morfológicas na gestação devem servir como contra-indicação relativa para tipos de exercício onde a falta de equilíbrio pode ser detrimental para o bem-estar materno ou fetal, especialmente no terceiro trimestre.

– a gestação requer 300 kcal/dia adicionais para manter a homeostase metabólica. Portanto, as mulheres que se exercitam durante a gestação devem estar particularmente atentas para assegurar uma dieta adequada.

– mulheres que se exercitam no primeiro trimestre devem facilitar a dissipação do calor, assegurando hidratação adequada, roupas apropriadas e condições ambientais ótimas durante a atividade.

– muitas das mudanças fisiológicas e morfológicas da gestação persistem por quatro a seis semanas pós-parto. Portanto, as rotinas de exercício devem resumir-se gradualmente, baseadas na capacidade física da mulher.

É importante lembrar que toda gestante só deverá se exercitar após prévia autorização médica. Quando indicada, a prática de atividade física regular, moderada, controlada e orientada pode produzir efeitos benéficos sobre a saúde da gestante e do feto (BATISTA, 2003).

Letícia Marini, Nutricionista Hortifruti
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