Hidratação no inverno

01/06/17 | Compartilhar:

 

hidratação no inverno hortifruti

Nesta época do ano tão charmosa, as pessoas tendem a sentirem menos sede, e uma das principais causas são os fatores hormonais, ocasionada pelo hormônio ADH (antidiurético), que reduz a sensação de sede no inverno.

Além disso, a contração dos vasos e a concentração do sangue promovem a redução da sede no organismo, o que pode levar a uma desidratação. Os grupos que devem ter mais atenção à desidratação são os idosos, gestantes, crianças e praticantes de atividade física.

Separamos algumas opções para você aproveitar o inverno e manter-se hidratado.

Água filtrada ou mineral

A primeira opção para a hidratação sempre será a água filtrada ou mineral, e a recomendação deverá ser de acordo com sexo, idade, e outros parâmetros, para que se adeque melhor a cada indivíduo. O Ministério da Saúde preconiza a ingestão no mínimo de 2 litros de água diariamente. Além dos benefícios da hidratação, a água ajuda na manutenção dos tecidos, no aumento do volume plasmático, regulação da pressão arterial, no funcionamento intestinal e dos rins.

Sopas e caldos

Neste clima frio, aposte nas sopas e caldos com versões mais naturais e saudáveis, com legumes (abóbora, cenoura, chuchu, berinjela, inhame, abobrinha, batata inglesa e baroa), verduras (couve, espinafre, agrião, cebolinha, coentro, salsinha e repolho) e carnes magras, sendo as melhores opções  peito de frango, alcatra, músculo, patinho, filé mignon, colchão mole e duro.

Chás

Os chás, além de fornecerem a hidratação para o organismo, podem ter ação diurética e anti-inflamatória, além de boa parte ser rico em polifenóis, potente antioxidante, como o chá verde, branco, preto e vermelho. Também podem ser ingeridos quentes (infusão) ou em versões geladas, com adição de casca de frutas e mel como forma de substituir o açúcar.

Águas Aromatizadas

As águas aromatizadas são perfeitas para quem não tem o hábito da ingestão de líquidos e até para praticantes de atividade física. A mistura dos alimentos colocados na água é fonte de diversos benefícios, sendo estes: aceleração do metabolismo, desintoxicação e reposição de energia.

A água saborizada pode ser feita com água mineral ou água de coco, adicionada às frutas e legumes ou cascas. E para dar um toque especial no sabor e aroma, a dica é colocar gengibre, hortelã, alecrim, manjericão, cravo ou canela em pau, de acordo com o gosto de quem for saboreá-la.

Vale lembrar que a água mineral ou filtrada não deve ser substituída pela aromatizada, mas apenas complementar a hidratação corporal.

Sucos naturais

Os sucos naturais, sempre serão ótimas alternativas para ajudar na hidratação, pois são fonte de água, vitaminas, minerais e fibras, que vem das frutas, legumes e verduras. Os principais alimentos que tem a composição rica em água são: melancia, abacaxi, melão, morango, pepino, alface, aipo, espinafre e tomate. Então abuse dos sabores e cores em seu suco natural, quando o assunto for manter-se hidratado e nutrido.

 

Thamyris Ferreira Lima, nutricionista Hortifruti.

NatuSou
dm card
Olá!

Reforçando nosso comprometimento com a transmissão
de nossas ações de forma transparente, comunicamos
nossa parceria com a empresa DMCARD Cartões de
Crédito Ltda, que passa a assumir a operação dos
Cartões de Crédito Hortifruti, que em breve receberá
um novo nome: Cartão NatuSou.

Para as atividades de administração e processamento
desse sistema, a DM CARD precisará ter acesso a alguns
dados que estão vinculados a titularidade do seu cartão:
seu nome, CPF, RG, CNH, endereço, telefone, e-mail, limite
de crédito praticado e status de sua conta. Sabemos que
o cuidado com seus dados, mais do que nosso dever em
cumprimento à legislação de proteção de dados (Lei
13.709/2018 - LGPD), é também uma maneira de respeitar
a sua privacidade.

Ressaltamos que seus compromissos com os pagamentos
da fatura do Cartão de Crédito continuam, assim como as
consequências pelo não pagamento da mesma.

Entendemos que podem surgir dúvidas e, nesse caso, fique
à vontade para nos contatar pelo e-mail
ajuda@dmcard.com.br. Ficaremos felizes em ajudá-lo(a).

Um abraço,
Grupo Hortifruti Natural da Terra

Selo saudável todo dia