Geladeira prática para solteiros

08/12/16 | Compartilhar:

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Quem mora sozinho enfrenta diversas dificuldades no momento de realizar as refeições, seja pela falta de tempo e má organização, ou por causa da rotina e por não saber cozinhar. As pessoas optam por comidas prontas, enlatadas, fast foods, congelados, ou seja, que já estejam prontas para consumo, mas que na maioria das vezes não são saudáveis, contendo muito sódio, açúcares e gorduras.

Manter uma alimentação equilibrada preparando a sua própria refeição nem sempre é tão fácil, pensando nisso foram preparadas algumas dicas com alimentos práticos e saudáveis para quem mora sozinho e quer manter uma dieta adequada.

Dica 1: Programe a sua semana! A organização dos alimentos que você irá comer é muito importante, pois evita surpresas e comidas gordurosas. Faça uma lista com os produtos que tem na geladeira e despensa, e depois monte o seu planejamento com receitas práticas.

Dica 2: Faça as compras em porções menores, evitando comprar produtos no atacado ou em grande quantidade, principalmente laticínios (queijo, iogurte, requeijão…) para evitar o risco de passar da validade na geladeira ou esquecê-los na despensa. Após serem abertos os alimentos podem ser etiquetados com a data final da validade, facilitando o seu uso durante a semana.

Dica 3: Organize-se no final de semana e adiante algumas preparações, congelando em pequenas porções, como exemplo: feijões, sopas, cremes, legumes (descascar e picar) e polpas de frutas, que podem ser armazenados em sacos plásticos descartáveis ou com zíper e potes de plástico.

Dica 4: As frutas, legumes e verduras (FLV’s) são muito importantes no cardápio de alguém que quer manter a forma e a vida mais equilibrada, por isso a organização faz a diferença na hora da compra! Os FLV’s da época devem sempre ser priorizados, por terem um custo menor e serem mais saborosos! Aqui na Hortifruti você sempre encontrará os FLV’s mais fresquinhos, diversificados e gostosos. Além disso, toda semana temos ofertas diferenciadas. Então aproveite para fazer suas compras de forma mais saudável.

Dica 5: As proteínas como aves e peixes, são alimentos que não podem faltar na geladeira de quem mora sozinho, pois são carnes mais práticas na hora do cozimento, podendo ser preparadas grelhadas, cozidas ou assadas. E no momento de guardar na geladeira/freezer, o ideal é que estejam cortadas em pedaços menores como, cubos ou filés, facilitando o armazenamento em potes separados. O ovo também é uma fonte proteica que sempre deve ter na geladeira, pois é utilizado em diversas preparações, seu preparo é prático e é uma ótima fonte de proteína, vitaminas do complexo B, vitamina D, selênio, ferro, zinco e cobre.

Dica 6: Alguns alimentos são melhores conservados quando são colocados na refrigeração e outros tem maior durabilidade fora da geladeira, alguns desses produtos são: tomate, cebola, abacate, abacaxi, banana, pepino, pimenta, alho e batata, que devem ficar em lugares secos e arejados, pois se mantém bem fora da refrigeração. Já alimentos como, maçãs, melão, melancia, kiwi, morango, que têm o amadurecimento mais rápido e principalmente quando são abertos, devem ser refrigerados.

 

A procura de um profissional nutricionista para quem quer manter hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada é muito importante, principalmente para quem não tem tempo de realizar refeições em casa. O trabalho de nutricionistas personal diet também pode ajudar na organização das listas de compras semanais. Mas o principal é a organização para comer de forma saudável e gastando menos!

Thamyris Ferreira, nutricionista Hortifruti.

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