Frutas na rotina das crianças. Como inseri-las?

10/10/14 | Compartilhar:

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Muitas crianças são resistentes a consumir frutas, mas a sua ingestão é essencial para o organismo. Começar a oferecer esse alimento desde pequeno é muito importante, pois é nesse momento que se finda a educação alimentar do ser humano, promovendo assim a implantação de bons hábitos alimentares.

Os pais tem um papel essencial nesse processo. Ao incentivar uma boa alimentação e uma dieta saudável a criança, ela ficará forte, saudável e formará bons hábitos alimentares. A variedade de frutas é muito grande e por isso a facilidade de ministrá-las é tão fácil, pois existe um grande leque de escolha para as crianças.

As frutas, assim como os vegetais, auxiliam e muito no desenvolvimento e no crescimento da criança, pois fornece muitos nutrientes ao seu organismo.

É de Família

O hábito de realizar refeições junto com pais e familiares faz com que as crianças consumam mais frutas, legumes e verduras. E, quanto maior a frequência com que isso ocorre, maiores são as chances de o jovem atingir as recomendações diárias de ingestão desses alimentos.

Outro fator que influencia muito na alimentação dos pequenos é dieta dos pais, pesquisas identificaram ainda outros fatores capazes de influenciar a qualidade de vegetais ingeridos pelos jovens. As crianças cujos pais declararam comer frutas e verduras todos os dias consumiam mais do que aquelas com pais que nunca ou raramente consumiam esses alimentos.

5 ao dia

Selecionamos cinco frutas que, por terem boa aceitabilidade pelas crianças, devem sempre estar presentes em suas refeições. Confira o que elas têm de bom:

– Laranja

Rica em fibras, contém vitamina C, que fortalece a defesa do organismo, combatendo a tosse e o resfriado. A vitamina C também ajuda na absorção do ferro, evitando a anemia, tão comum na infância.

– Mamão

Tem efeito laxante e contém uma enzima chamada papaína, que torna mais rápido o processo de cicatrização de úlceras e feridas.

– Melancia

Assegura uma boa hidratação para as crianças porque é constituída de muita água. Tem vitamina A, importante para o desenvolvimento ósseo, e potássio.

– Maçã

Tem boas concentrações de fibras, que contribuem para a regularidade intestinal. A casca é rica em vitamina C, e a mastigação da fruta auxilia na prevenção de cáries, pois sua textura e composição ajudam na limpeza dental.

– Banana

É rica em vitaminas, principalmente as do complexo B, que dão energia. Fonte de potássio, a banana ajuda a prevenir cãibras quando consumida regularmente.

Lanchinho na escola

O lanche escolar saudável é um grande desafio na alimentação infantil. É difícil para a mãe unir praticidade com qualidade e é difícil a criança aceitar o que a mãe escolheu. Muitas vezes o prático não é o mais saudável, mas são o que as crianças mais adoram. E esses alimentos passam a ser consumidos com mais frequência

Separamos algumas dicas que ajudar os pais na hora de preparar e negociar os lanches escolares das crianças:

– Negociar um dia na semana para a criança escolher o que preferir levar de lanche. De preferência no meio da semana para ficar distante do final de semana que já entram alguns abusos na alimentação;

– Evitar monotonia de opções. Procure variar o máximo possível as opções de lanches e as cores para a criança sentir prazer e desejar comer;

– Cuidado com lanches que vão queijos, frios, requeijão ou mesmo evitar levar iogurtes ou produtos que necessitam de refrigeração. São alimentos fáceis de estragar e dificilmente as escolas tem um refrigerador para armazenar o lanche;

– Sempre coloque uma fruta na lancheira. Mas deixe com que a criança participe da escolha de qual fruta ela quer levar no dia. Se ela não quiser nenhuma, escolha frutas que não estragam com facilidade e envie junto na lancheira. Se a criança não comer na escola, ela comerá em uma outra oportunidade;

– Sempre pergunte dos lanchinhos dos colegas. Assim ficará mais fácil identificar quando o seu filho comeu algo do amigo. As trocas de lanches escolares são comuns, mas para crianças com obesidade isso pode agravar mais o ganho de peso;

– Além da fruta é necessário levar uma opção de carboidrato que são responsáveis pela energia. Coloque na lancheira pães integrais, bisnaguinha integral, wrap (novidade no Brasil, mas as crianças adoram!), barras de cereais, biscoitos integrais.

– Sempre coloque uma garrafinha de água na mochila. As crianças esquecem de beber água. Avise a professora para lembrar o seu filho de tomar a água.

– Os achocolatados possuem muita gordura e açúcar. Evite colocá-los todos os dias na lancheira.

São pequenas atitudes e escolhas dos pais que fazem a diferença na formação de um bom hábito alimentar pelos seus filhos. Aprendendo desde cedo o conceito de saúde e nutrição a criança cresce com maior consciência e, uma vez, realizada a educação alimentar de seus filhos, previne de mais tarde viver uma patologia agravante e garante uma maior qualidade de vida.

Ah, lembrando que a Hortifruti desenvolveu um aplicativo que dá uma forcinha para pais e crianças se alimentarem de forma saudável. Busque na AppStore e Google Play pelo Combinado Hortifruti.

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Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.

 

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