Bons para visão

10/07/15 | Compartilhar:

Você enxerga bem? Sabia que as frutas, legumes e verduras para ajudar no bom funcionamento da visão? Vamos entender melhor como esse processo funciona.

No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular. Um dos sentidos mais importantes, a visão requer alguns cuidados e, antes de qualquer coisa, a prevenção é fundamental. E a adoção de uma alimentação saudável não previne somente doenças do coração, rins e outros órgãos vitais, uma dieta equilibrada é a melhor maneira para cuidar também dos olhos. Isso porque certas vitaminas e nutrientes têm o poder de retardar a degeneração macular relacionada à idade – problema que pode levar à cegueira, entre outros males, como o ressecamento dos olhos e até a catarata.

A melhor forma de prevenção é o consumo de alimentos com poderes antioxidantes, que protegem o desenvolvimento e progressão de problemas já existentes. Como exemplos, a vitamina A, a Niacina, a Riboflavina, Tiamina, Folato, vitamina E, ômega e vitamina B12.

E vale a atenção para os alimentos que agradam ao paladar visualmente, mas que podem ser extremamente prejudiciais à saúde ocular. Exemplos deles são o sal, gorduras trans e saturadas, doces e carboidratos refinados em geral, aumentam o risco de hipertensão arterial, colesterol e triglicérides altos. Essas disfunções, além de causar uma série de outras reações, interferem diretamente na saúde visual. Os diabéticos que não controlam os níveis de glicose no sangue são os principais alvos de lesões que, no transcorrer do tempo, causam a cegueira. O indicado, para diabéticos ou não, é uma alimentação com índice glicêmico baixo, ou seja, com consumo de alimentos que não disparam rapidamente as taxas de açúcar no sangue.

E nas lojas Hortifruti te daremos uma ajudinha para enxergar bem os alimentos que fazem bem para a visão. Basta procurar pelos Ícones,  os símbolos da vida saudável.  É só olhar nas placas de preço das frutas, legumes e verduras que estarão com o símbolo abaixo, identificando quais os alimentos ajudam e previnem doenças relacionadas à visão.

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De antemão já divulgamos uma lista de alimentos que fazem bem para a visão e que devem ser incluída na dieta: cenoura, abóbora, tomate, fígado de boi, leite, ovos, amendoim, salmão, atum, leite, carne bovina, cereais integrais, farinha de aveia, nozes, brócolis, espinafre, tomate, óleos vegetais, gérmen de trigo.

 

Larissa Mathias, nutricionista Hortifruti.

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