Aliados do cabelo: quem são?

15/08/17 | Compartilhar:

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Todo nosso organismo necessita de nutrientes em quantidades adequadas para manter-se em equilíbrio. Com os cabelos não é diferente, pois são necessários nutrientes que vão manter o couro cabelo saudável.

Existem diversos fatores para a queda de cabelo, dentre eles estão à nutrição inadequada, genética, doenças e tratamentos químicos. Com relação ao estado nutricional, um estudo realizado em 2011 mostrou melhora da resistência dos fios na suplementação de ácido fólico, biotina, vitaminas do complexo B, C, A e E, e dos minerais, zinco, magnésio e ferro.

Separamos 5 nutrientes que são essenciais no fortalecimento dos fios:

Biotina ou vitamina B7:

A biotina é um nutriente que ajuda no aumento capilar, pois auxilia na produção energética e na formação de queratina, promovendo o fortalecimento dos fios. Ela está presente nos leites e derivados, gema de ovo, amêndoa, nozes. Recomendação diária para adultos: 30 mcg/d.

 

Zinco:

O zinco tem ação de reparação e produção tecidual, além de estimular a produção de queratina. As principais fontes são: carne vermelha, ovos, leite e derivados, linhaça, feijão, grãos integrais. Recomendação diária para adultos: 8 mg/d.

 

Ácido Pantotênico ou vitamina B5:

É a vitamina que fortalece os folículos capilares, ajudando na renovação da região do couro cabeludo. Fígado, farelo de trigo e queijos são fontes dessa vitamina. Recomendação diária para adultos: 5 mg/d.

 

Ácido Ascórbico ou Vitamina C:

A vitamina C é um potente antioxidante que tem ação de combate aos radicais livres. É fundamental na produção de colágeno e da queratina, estimulando o crescimento dos fios.  A vitamina pode ser encontrada em alimentos como kiwi, acerola, laranja, tangerina, limão, morango. Recomendação diária para adultos: 75 mg/d.

 

Cobre:

O cobre é um mineral que exerce função de grande importância no fortalecimento do cabelo, ajudando na sua resistência contra a quebra e opacidade. Alimentos que são fonte de cobre: carne bovina, fígado, aveia, brócolis. Recomendação diária para adultos: 900 mcg/d.

 

Vale lembrar, que a detecção de carências nutricionais e intervenções são feitas através do acompanhamento com o profissional nutricionista. O médico especialista, também é fundamental no diagnóstico, já que a queda de cabelo pode ser ocasionada por diversos fatores.

 

Thamyris Ferreira, nutricionista Hortifruti. 

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