Alimentos para ficar longe da diabetes

29/01/18 | Compartilhar:

A diabetes é uma doença crônica, na qual o pâncreas não produz a insulina (hormônio que regula a glicose) ou a produz de forma inadequada, o que leva a hiperglicemia, podendo gerar lesões em órgãos e vasos. O tipo 1 tem maior incidência na infância, e o tipo 2 na vida adulta associada a obesidade. Para evitarmos a doença, a alimentação adequada é fundamental. Selecionamos alguns alimentos que vão poder potencializar o combate ao diabetes.

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1)      Farelo de aveia:

O farelo é a parte do cereal com maior quantidade de fibras, que auxilia na redução dos níveis de glicose sanguínea, combate a resistência à insulina e diminui o colesterol LDL. O farelo de aveia ajuda na redução do índice glicêmico dos alimentos, podendo ser adicionado à vitamina, frutas, creme, mingau, farofa, torta, panqueca e pães.

 

2)      Azeite de oliva extra virgem:

O azeite em quantidades adequadas pode ser um excelente aliado na prevenção da diabetes, pois tem função anti-inflamatória, antioxidante, cardio protetor e reduz o colesterol. É fonte de gordura mono e poli-insaturada, polifenóis e vitaminas A, D e K.

 

3)      Ômega 3:

O ômega 3 é um potente ácido graxo poli-insaturado que é excelente na prevenção da diabetes, pois auxilia na melhora do perfil lipídico, da glicose, controle da pressão arterial e na sensibilidade à insulina. As principais fontes são: azeite, castanha, nozes, linhaça, brócolis, espinafre, salmão, sardinha e atum, que são peixes de água fria e o ideal é que não sejam de cativeiro.

 

4)      Frutas com baixo índice glicêmico:

Existem frutas que são mais adequadas para o diabético por conter um bom aporte de fibras e baixo índice glicêmico, como:

– Maçã Fuji;

– Pêra;

– Banana prata;

– Morango;

– Ameixa;

– Abacate;

– Kiwi;

– Pêssego;

– Framboesa;

– Laranja.

 

O ideal para o diabético ou para prevenir, é consumir as frutas com casca e bagaço afim de reduzir o índice glicêmico. Adicionar sempre fibras junto às frutas (chia, farelo de aveia, linhaça) e dar preferência às frutas in natura. O acompanhamento do médico e do nutricionista é essencial.

 

Thamyris Ferreira, nutricionista Hortifruti.

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